segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Ele escuta, mas não compreende.

Nana sempre cuidou do Gabriel.
Desde pequenina, com 3 anos.
Ela sempre estava pronta para ajudá-lo.

Diversas vezes a psicóloga chamava a Nath e dizia: você não pode ajudar o seu irmão.
Nos primeiros dias ela não ajudava, dizia para o Gabriel: Você tem que fazer sozinho.
Mas, com o passar dos dias, ela esquecia o discurso e o auxiliava.

Nana esta sempre esta antenada.
Sempre de forma sutil e discreta,
Ela percebe que o Gabriel não entende e já fala:
- Gabriel isso é uma ironia.
- Isso é uma piada.
- Não é de você que estão rindo.
- Gabriel é para você fazer isso
- Responde alguma coisa.
- Abundante quer dizer bastante.
- Dá risada que isso é engraçado.

Crianças com DPAC tem muita dificuldade em entender:
- Palavras de duplo sentido, ironia e etc.
- Várias solicitações ao mesmo tempo
- Por terem um vocabulário pequeno, não entendem as palavras.
- Sinônimo sempre é uma grande dificuldade.
- Muitas pessoas falando ao mesmo tempo, eles não conseguem acompanhar a conversa.

Como diz o subtítulo do blog: Ele escuta, mas não compreende.
E ter alguém para traduzir tudo isso é muito importante.
E fazer de modo sutil e discreto, ajuda muito no processo de aprendizado.

Bom, mas voltando a Nana.
Ela além de ajudar o Gabriel, também se preocupa.
E outro dia, ela ficou muito preocupada com o Gabriel.

Ela chegou em casa, foi para o quarto e voltou dizendo......

Nana: Mãe Cadê o Gabriel?
Eu: Ainda não chegou.
Nana: Mas, ele tinha que estar aqui.
Eu: Hoje, não é aula de reforço?
Nana: Sim.
Eu: Então, ele esta conversando com alguém na escola.
Nana: Ele não conversa com ninguém. Ele tinha que estar em casa.
Eu: Vai ver que a aula se atrasou.
Nana: Mesmo atrasando, era para ele estar aqui.
Eu: Daqui a pouco ele chega. (comecei a me preocupar)

Nana pega o telefone e liga para avó.

Nana: Vovó, o Gabriel não chegou ainda.
Vovó: Ele esta aqui!
Nana: Ai? O que ele esta fazendo?
Vovó: Ele esta tomando chá.
Nana: Chá?!?! Ele tinha que estar em casa (indignada no fone)
Vovó: Vou mandá-lo para casa.

Nana desligou o telefone bufando, se virou para mim e disse:

Nana: Ele esta tomando chá! (indignada)
Eu: Tá bom, pelo menos ele esta bem.

Não sei o que seria da minha vida sem a Nana.
Sempre a gradeço a DEUS por tê-la colocado na minha vida e principalmente do Gabriel.

Esta ajuda, esta parceria não tem dinheiro que compre.

Te amo Nana!!!

3 comentários:

  1. Admiro muito essa linda Naná. Realmente é um anjo de plantão, sempre atenta, gentil, responsável. E passa desapercebida pela calma, suavidade, educação, sem fazer barulho nem espuma. Maravilhosa Naná. Parabéns pelas lições de vida que nos dá. Raul Higuchi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Raul. Realmente Nana é assim. Obrigada. Bjos

      Excluir
    2. Que lindo Raul. Realmente Nana é assim. Obrigada. Bjos

      Excluir