quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Transtorno ou Distúrbio?

Já faz um tempo que eu vi no Facebook.
Sim. No Facebook.
É um único lugar que encontro informações sobre o DPAC.
Amigos virtuais que compartilham as informações, reportagens ou matérias.
E juntos vamos aprendendo, entendendo e compreendendo
Este universo que tem pouca matérias a respeito do assunto.

Não havia comentado antes,
Porque queria entender qual era a diferença entre distúrbio ou transtorno.

Hoje não se fala mais em DPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central)
E sim em TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central)

Fui no Google para procurar qual a diferença.
Li, reli e li de novo.
Parece tudo a mesma definição.

Achei uma definição neste (blog)

E faz este comparativo:

E o que eu entendi?                         
Que distúrbio e transtorno
São muito parecidos.
Parecem sinônimos
Assim como dificuldade e problema,
Parecem a mesma coisa.

Como diz sempre o Gabriel.
Porque tantas palavras para explicar a mesma coisa?
Para que complicar tanto?

Eu: Gabriel, você pode pegar a frigideira?
Gabriel: O que é frigideira?
Eu: Aquela panela que eu uso para fritar a carne.
Gabriel: Então porque você não fala a panela da carne?
Eu: Porque a panela chama frigideira.
Gabriel: Mas é uma panela, não é?
Eu: Sim. Uma panela.
Gabriel: Então para de complicar. Nossa mãe, você complica tanto.

Assim como não sei explicar para o Gabriel porque tanta palavra para dizer a mesma coisa.
Não sei explicar qual será a diferença entre disturbio ou transtorno.

Mas, espero muito que esta mudança tenha algum efeito positivo com as crianças com TPAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário