terça-feira, 19 de setembro de 2017

A mensagem simples se torna difícil

O Gabriel tem muita dificuldade de codificar e decodificar as informações.
A linguagem verbal e não verbal também dificulta a sua compreensão.
E esta falta de interpretação é o que atrapalha o seu dia a dia.

Duas situações para explicar como isso interfere no dia a dia:

Situação 1
Em casa não assistimos novela.
Mas, a gente sabe o qual é o assunto de cada novela.

E nestes dias mudando de canal,
Paramos na novela das 6 "o mundo novo" que conta a história do Brasil.

Eu: Nana, já aconteceu a independência do Brasil.
Gabriel: Lógico mãe! A independência do Brasil já aconteceu há muito tempo, você não sabia?
Eu: Não Gabriel. É na televisão?
Gabriel: Não entendi. De novo esta acontecendo a independência do Brasil?
Eu: Não Gabriel. É na novela.
Gabriel: Ah, tá! Você não explica. Credo! Você só complica.

Situação 2
Outro dia estávamos na sorveteria.
E o Gabriel foi para o banheiro.
E voltou logo em seguida

Gabriel: Mãe, em qual banheiro que eu entro? No F ou no M?
Eu: No M.
Gabriel: Tem certeza?
Eu: Sim. M de masculino.

E lá foi o Gabriel correndo de volta.
Quando ele retornou eu perguntei.....

Eu: Porque você ficou em dúvidas, Gabriel?
Gabriel: Porque eu pensei que o M era de mulher. E não tinha o H de homem.
Eu: Ah! Entendi. Eles colocaram Feminino e Masculino.
Gabriel: Não sei por que complicam tanto. Podiam colocar um desenho como em todo lugar.

Para nós “normais” as informações são simples..
Mas, para quem tem um pouco mais dificuldade, a mensagem simples se torna difícil.
E muitas vezes acreditamos que eles estão compreendendo a situação.
Mas, na verdade, eles estão interpretando totalmente diferente as informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário