terça-feira, 5 de setembro de 2017

Dez coisas que todo adolescente com DPAC gostaria que você soubesse


1 - Andar em grupo: Eu não sei andar em grupo. Vocês costumam andar todos juntos, aonde um vai, os outros vão atrás. Eu não entendo que é para ir junto. As vezes eu me perco em meus pensamentos e quando percebo, vocês foram simplesmente embora. Por favor, se você perceber fale: vamos Gabriel!

2 - Passear: Eu adoro ir passear. Você podia me convidar para ir.  Pode ser que você me chamou no grupo do whatsapp, mas eu não consigo acompanhar tantas mensagens ou se você fala na roda de amigos vamos Ao cinema, pode ser que naquele momento eu não prestei atenção ou  pensei será que ele esta me convidando? Por favor, eu peço que você sempre diga: Gabriel, vamos ao cinema? Assim sei que você esta falando comigo.

3 - Piadas e palavras de duplo sentido: Eu ainda não entendo piadas e palavras de duplo sentido. Sempre tenho a sensação que você esta falando mal de mim, ou rindo da minha cara. Esta falta de compreensão faz com que eu sempre fique na defensiva, e sempre questiono: é comigo?

4 - Sem noção: Sim sou um pouco sem noção.  As vezes falo coisas sem sentido ou tenho atitudes erradas. Quando eu fizer isso, me explique porque você não esta gostando, assim aprendo a não cometer erros novamente. Mas, se eu fizer de novo, tenha paciência e me explique novamente, porque as vezes o contexto é diferente e eu não percebi que estava fazendo errado novamente.

5 - Olhares: Não adianta fazer cara de reprovação. Eu não entendo direito os olhares. Na verdade tenho dificuldade em entender as expressões faciais. Por favor, tenha paciência e me explique o que esta acontecendo. Como eu disse no item acima, eu não compreendo direito.

6 - Orientar: Mamãe, vovó e nana vive me orientando para fazer as coisas. Sempre fala que isso não é gentil ou explica que é falta de educação. Por favor, sempre me oriente o certo. Porque se você ensinar uma bobeira, pode ser que eu reproduza esta brincadeira em algum lugar que não seja o certo. Por exemplo: os meninos xingam entre eles, mas eu sei que não posso fazer isso quando tiver meninas ou adultos em volta.

7 - Barulho: Eu não gosto de lugares com muito barulho ou pessoas falando ao mesmo tempo. Na minha cabeça vira um turbilhão. E, para fugir do barulho, eu uso o fone de ouvido e escuto música, assim foco em apenas um som. Então, não fique bravo se eu não te escutar a todo o momento.

8 - Conversar: Por mais que eu preste a atenção, é muito difícil acompanhar uma conversa, porque na maioria das vezes vocês falam uma coisa, e de repente vocês já estão falando de outro assunto. Isso vira um nó na minha cabeça e perco a linha de raciocínio. Então, se eu não opinar ou não falar algo, não é porque não quero participar, apenas não entendo o que vocês estão falando.

9 - Solicitações: Eu gosto muito de ajudar. Caso você peça e eu não faça, não quer dizer que eu não quis fazer. Na verdade eu não entendi que você pediu para eu fazer algo. Peça sempre em uma frase, e não misture o pedido em uma conversa. 

10 - Sou igual a você: Só que compreendo as coisas de maneira diferente. Mas, eu tenho os mesmos sonhos, medos, alegrias e as frustrações como todo mundo. 


4 comentários:

  1. Caracteristicas muito parecidas com autista entao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Algumas características são parecidas, mas em um grau menor.

      Excluir
    2. Meu filho tem distúrbio Auditivo! Hoje ele tem 19 anos e esta fazendo faculdade de Direito. Mais já passei muita coisa com ele.Até entender o que era.aff

      Excluir
    3. Que ótimo!!! Fico feliz pelo sucesso e sua dedicação com o seu filho!!! Parabéns

      Excluir