segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Tema da redação é: O desafio para formação educacional de surdo no Brasil.

O tema de redação do ENEM me surpreendeu bastante.
Não sei se é o melhor tema de redação que o ENEM poderia propor.
Mas, chamou bastante atenção de todos.
E fazer barulho sempre é ótimo.

O DPAC é classificado no mesmo grupo de deficiente auditivo.
Apesar de não ser uma deficiência, e sim um transtorno funcional.
Estas crianças também tem um grande desafio dentro da sala de aula.
Pois, eles escutam perfeitamente, mas não compreende direito as palavras.

E, como o Gabriel sofreu bastante com isso, fui perguntar o que ele escreveria nesta redação.......

Eu: Gabriel, o tema da redação do ENEM é sobre o desfio para formação educacional de surdo no Brasil.
Gabriel: O que?
Eu: É sobre surdez na escola.
Gabriel: Eu tinha uma amiga surda e ela foi embora, uma pena, né?

Gabriel tinha uma amiguinha surda na escola, e se chamava Helena*.
Uma menina linda e doce.
Ele a conheceu quando mudou de colégio.
E queria muito ajudá-la, porque sabia o quanto incomodava aquela situação de ouvir e não entender. E principalmente de não conseguir falar direito.

Ele sempre pedia a mesma coisa:
Gabriel: Mãe, você pode conversar com a mãe da Helena para levar na fono?
Eu: Quem é a Helena?
Gabriel: Uma menina parecida comigo, que não consegue falar. Eu falei para ela ir na tia Licia para aprender a falar.

Fui à escola para saber quem era Helena e descobri que ela era surda.
Eu: Gabriel, a coordenadora disse que a Helena é surda.
Gabriel: E daí?
Eu: Então, ela não escuta o que você fala.
Gabriel: Como não escuta?
Eu: Ela não escuta nenhum barulho, o mundo dela é silencioso.
Gabriel: E, como ela fala?
Eu: Eu acho que é porque ela sabe o som das palavras
Gabriel: Não entendi nada, mas vou ajuda-la, ela vai aprender a falar e ninguém vai rir dela.
Eu: E alguém ri de você?
Gabriel: Sim, mãe. Mas, eu não ligo mais.

Para quem acompanha o blog Camelo, sabe que o maior desafio da formação educacional é a inclusão escolar.

Pode ter professor em libras,
Material em braile
E/ou até um tutor na sala de aula.
Mas, a maior dificuldade é integrar estas crianças dentro da sala da aula.

A escola,
Os professores,
E até os alunos na sala de aula não estão preparados para receber estas crianças com dificuldades.

Não existe programa
E nem treinamento.
A escola finge que inclui.
A família acredita na inclusão.
E, os alunos sofrem sozinhos na escola.

Hoje o Gabriel esta bem na escola.
Adora o colégio.
Mas, não foi um processo fácil.

Teve que quebrar várias barreiras.
As notas continuam péssimas.
Mas, gosta de ir para escola.

Não reclama para estudar.
Se esforça, participa em sala de aula.
Mas, o mais importante é que os colegas não fazem mais cara feia para uma pergunta idiota.

E qual foi a mudança deste novo Gabriel?
Amadurecimento?
Acredito que o crescimento dele foi importante.
Mas, o acolhimento de seus colegas
E o olhar e atenção diferente do professor
E que fez criar este novo Gabriel dentro da escola.


*Helena: nome fictício.

Um comentário:

  1. Também me chamou a atenção. Meu filho está saindo do primeiro ano do fundamental. Foi um ano excelente, muito trabalho, ótimos resultados. Fiquei pensando no que ainda nos espera...

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