quarta-feira, 7 de março de 2018

Eu reclamo do que?


Nas férias, eu assisti um dorama (novela japonesa)
Ichi ritoru no namida (1 litro de lágrimas)
A história é baseada no diário de Aya Kito,
Uma garota que tem uma doença degenerativa incurável aos 15 anos.
Foram 10 anos de luta.
Do período de 1978 até 1988.
E faleceu aos 25 anos.

E o que mais me surpreendi nesta novela.
É que o diário começa em 1978.
Há 40 anos atrás!!!!
E o Japão nesta época tinha uma escola para deficientes.

Na novela, a protagonista vai para uma escola para deficiente.
E a professora explica que o objetivo maior da escola é fazer com que os alunos sintam capazes e saiam da escola preparadas para trabalhar ou morar sozinhas.

Eu achei isso fantástico.
Uma escola preparar a criança para vida.
Se há 40 anos o Japão já tinha esta política de inclusão.
Com certeza nos dias atuais devem ter um programa melhor ainda.

Outro ponto que chamou a atenção foi em uma reunião de pais.
Os pais dos colegas de sala de Aya querem que ela saia da escola, porque esta atrasando o conteúdo da matéria.
A mãe da Aya pede paciência
O professor de Aya fica sem saber o que falar.

E nesta hora, eu fiquei pensando......
Nunca me coloquei do outro lado.
Eu peço tanto para os professores terem paciência com o Gabriel.
Mas, nunca imaginei que ele podia atrapalhar no rendimento na sala de aula.

Foram várias cenas marcantes neste dorama.

Que ficaria o dia inteiro falando.
Mas, o que mais marcou foi a vontade de viver da protagonista.
Sua luta
O seu esforço
E o seu sorriso no rosto
Que faz a gente pensar: Eu reclamo do que?



Um comentário:

  1. Assisti essa novela 10 anos atrás quando estava grávida... quero chorar só de lembrar hehee LINDA

    ResponderExcluir